quinta-feira, 8 de outubro de 2015

À procura da obra-prima de Leonard Barden

Por Roberto Cruz.

Na minha juventude, pude ter em mãos um exemplar do "Como Jogar bem Xadrez", do autor inglês Leonard Barden. Era uma edição primorosa de capa dura, publicado pelo Círculo do Livro. O dono do livro, Lemos, pôde me emprestar por uma semana apenas.

Durante aqueles poucos dias, fiquei fascinado com aquela obra-prima de leitura agradável, didática e repleta de belas fotografias em preto e branco. O livro de Barden continha ainda um prefácio notável do grande mestre Viktor Korchnoi com valiosos conselhos para os jovens enxadristas.

O fato de não poder ficar com o livro me deixou desolado. Insisti com o Lemos para me vendesse o livro, mas ele não quis de forma nenhuma, pois era um de seus livros prediletos.

Tentei adquiri-lo de outras formas, procurando em livrarias, sebos e até por reembolso postal, uma prática corrente na época, quando você não encontrava um livro em sua cidade. Porém, nada deu resultado. Obtê-lo na editora era quase impossível, pois o Círculo do Livro tinha por filosofia de vendas não manter estoques: fazia uma pequena tiragem para os seus sócios que, depois de esgotada, raramente seria repetida.

Aquela situação me deixou um tanto quanto "traumatizado", se me permitem o exagero.

Pouco tempo depois, conseguir adquirir um outro livro de Barden, o "Xadrez: Jogue como um Mestre em quadrinhos", da Editora Ediouro, também muito interessante e divertido, todavia, nada que se comparasse à sua obra-prima.

Passaram-se trinta anos e eis que belo dia em fim encontro um exemplar do meu desejado livro disponível à venda! Estava lá no site da Estante Virtual, uma genial rede de sebos de todo o país, criada pelo empreendedor André Garcia.

Encomendei o livro imediatamente e ele chegou poucos dias depois, muito bem embalado e com aspecto de seminovo, apenas um pequeno defeito, quase imperceptível, na parte superior da lombada.

Como fiquei feliz e finalmente livre daquele "trauma" medonho da juventude.

O que era o Círculo do Livro?

Uma editora que vendia livros em primorosas edições por um sistema de clube, no qual um leitor era indicado por um sócio e passava a receber periodicamente a "Revista do Livro" com dezenas de títulos a serem escolhidos, vários com descontos e promoções. O sócio tinha o compromisso de comprar pelo menos um livro naquele período a ser entregue pelos correios em sua residência. Se não fizesse nenhuma escolha, o clube remetia o livro destaque da revista para o sócio. O Círculo se tornou muito popular naquela época e contribuiu para que muita gente passasse a comprar livros e ter paixão pela leitura.

O Círculo infelizmente encerrou as suas operações no ano de 2000 e deixou muita gente com saudades.

Interessante que o Círculo ainda existe até hoje em Portugal, e por lá se chama "Círculo de Leitores". E não precisa mais da indicação de um sócio, você mesmo pode se inscrever no site da editora.

Leitura recomendada:
  • Como Jogar bem Xadrez, de Leonardo Barden. Editora do Círculo.
  • Xadrez: Jogue como um Mestre em quadrinhos, de Leonardo Barden. Ediouro Publicações.
Os livros indicados acima não estão mais disponíveis para a venda nas livrarias, mas ainda podem ser adquiridos na Estante Virtual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário