quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Singularidade Tecnológica no Reino de Caíssa


Por Roberto Cruz.

A Singularidade Tecnológica  é um evento histórico previsto pelos futurologistas, que deverá ocorrer nas próximas décadas, no qual a humanidade alcançará um estágio de avanços tecnológicos sem precedentes na história mundial. Esse evento será decorrência da massa crítica de conhecimentos formada por crescentes descobertas e criações nos campos da inteligência artificial, engenharia genética e nanotecnologia, dentre outras novíssimas ciências.

Alguns estudiosos como Raymond Kurzweil, autor de The Age of Spiritual Machines e The Singularity is Near, preveem que uma inteligência superior à humana será então criada pelos cientistas e que em pouco tempo aprenderá a se reprojetar e se recriar continuamente, tornando-se cada vez mais inteligente em razão geométrica, o que provocaria uma “explosão” de inteligência cibernética em larga escala, fazendo com que o homem rapidamente deixasse de ser a espécie dominante em nosso planeta.

Em breve será lançado o filme Exterminador do Futuro – A Salvação, com Christian Bale, que retrata um desses possíveis cenários, onde a humanidade se encontra ameaçada de extinção pela belicosa rede de supercomputadores SkyNet, que estupidamente só consegue nos enxergar como uma pura e simples ameaça à sua sobrevivência. Bale interpreta o protagonista John Connor, líder da resistência humana contra os exterminadores enviados por SkyNet. Esse filme faz parte da conhecida série Exterminador do Futuro, que teve o político, ator, fisioculturista e também enxadrista Arnold Schwarzenegger na pele artificial do andróide T-800 em todos os filmes anteriores.

No mundo do enxadrismo, a Singularidade já ocorreu no já longínquo e fatídico ano de 1997, quando o então campeão mundial de enxadrismo, Garry Kasparov, foi derrotado pelo supercomputador Deep Blue em um rematch organizado pela IBM. Kasparov havia vencido o primeiro match contra Deep Blue em 1996, mas no ano seguinte não conseguiu manter uma vantagem consistente e capitulou diante da máquina. Após o rematch, declarou que ele era o último campeão humano a vencer um supercomputador e que teria percebido um novo tipo inteligência por trás dos lances da máquina. Kasparov também protestou sobre as bandeiras que foram usadas na mesa de xadrez, que deveriam constar como "Humanos versus Máquinas" e não "Rússia versus Estados Unidos".

Desde então vêm surgindo programas para microcomputadores cada vez mais potentes e ágeis. Na atualidade, chesswares populares, tais como Chessmaster, Fritz, Rybka e Shredder, que podem ser executados até em simples netbooks, conseguem derrotar mestres de xadrez sem grandes dificuldades.

Quando comecei a enfrentar chesswares, o programa era o Chessmaster 2000, rodando em um 386. O computador ficava pensando longamente antes de efetuar um lance e ainda jogava muito ruim. Os gráficos e sons, sofríveis. Dava tédio de tanto esperar. Hoje o Chessmaster em sua versão XI possui impecáveis recursos gráficos e de processamento, possuindo dezenas de belos conjuntos de peças e tabuleiros em 3D e fazendo lances brilhantes com grande agilidade. Já o Fritz não tem a potência gráfica do Chessmaster, mas faz muitos comentários sobre a partida, provoca o enxadrista com gracejos, faz lances seguros e rápidos e quando efetuamos um lance inusitado, o chessware "fica surpreso", afirma que "nunca tinha visto aquilo antes" e passa um bom tempo calculando o lance que considera mais correto. Observei que se o lance inusitado se repetir numa próxima partida, ele não se "assusta" mais e nem calcula: busca o lance que foi gravado no disco rígido e segue nos triturando. Ou seja, vai construindo o seu conhecimento, ampliando o seu book com cálculos já realizados e aprendendo com a experiência...

Os enxadristas de base carbono aparecem aqui sem alternativas para o futuro, mas um outro cenário também foi previsto pelos futurologistas em que os seres humanos terminariam por se integrar às máquinas, dando origem a uma nova espécie extremamente inteligente que se tornaria a dominante na Terra, se expandiria pelo sistema solar e seguiria em direção à colonização de outros sistemas estelares da nossa galáxia.

Talvez pensando nessa hipótese e também como uma resposta à sua derrota de 1997, Kasparov criou uma nova modalidade de enxadrismo, o Advanced Chess, no qual grandes mestres disputam suas partidas com o apoio de computadores. O primeiro match aconteceu no ano de 1998 em León, Espanha, com Kasparov usando o Fritz 5 e Topalov com o apoio do Chessbase 7. O match terminou em empate (3-3).

No enxadrismo ciborgue, caberá ao grande mestre selecionar o horizonte estratégico para onde a partida deverá se dirigir, enquanto o seu fiel chessware escudeiro cuidará de garantir que ocorram somente lances taticamente perfeitos.

E bingo! A simbiose enxadrista-máquina se revelou muito poderosa e eficiente contra os melhores programas de xadrez da atualidade que sejam postos para atuar sem a colaboração humana! Mentes com chips funcionam melhor que apenas chips.

Em 2005, o site PlayChess organizou um torneio de Advanced Chess que foi dominado do princípio ao fim por seres humanos gerenciando computadores comuns e derrotando supercomputadores como o Hydra. De acordo com Kasparov, neste torneio "a orientação estratégica humana, combinada com a acuidade tática de um computador, era invencível."

Leitura recomendada:
  • KASPAROV, Garry. Xeque-mate: a vida é um jogo de xadrez. Trad.: Thereza Ferreira Fonseca. Rio de Janeiro : Elsevier, 2007.
  • KURZWEIL, Raymond. The Age of Intelligent Machines.
  • KURZWEIL, Raymond. The Age of Spiritual Machines.
  • KURZWEIL, Raymond. The Singularity is Near.

Para saber mais:
  • Site oficial do rematch Kasparov vs. Deep Blue de 1997 (IBM)
  • Todas as partidas entre Kasparov e Deep Blue de 1996 e 1997 (ChessGames Collections)
  • Nos Limites da Intuição, uma análise psicológica do enxadrismo homem vs. máquina (Blogosfera)
  • Trailer de Exterminador do Futuro - A Salvação (YouTube)
  • Trailer do documentário Game Over: Kasparov and the Machine (YouTube)
  • Comercial da Pepsi mostrando a vingança de Deep Blue contra Kasparov (YouTube)



Final da Semana
Este foi o final da partida vencida por Kasparov no rematch contra Deep Blue em 1997. Após Deep Blue tomar o peão branco com 40...hxg4, você consegue prever os lances seguintes de Kasparov que fizeram com que o supercomputador abandonasse a partida?

Selecionar o espaço vazio abaixo para visualizar a resposta.
Lances de Kasparov: [41.Bxg4 Bxg4 42.Cxg4+ Cxg4+ 43.Txg4 Td5 44.f6 Td1 45.g7 (1-0)]

3 comentários:

  1. Muito bom. Parabéns, como sempre vc sabe escolher o melhor... Quando ficar menos cansada, volto a ajudar na divulgação, tá? Bjos..Fca. C.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Roberto, achei o teu site na Wikipedia e vim ler alguns textos. Recentemente escrevi uma série de textos sobre esse confronto entre Kasparov e Deep Blue, dando foco na questão da Intuição (http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2009/05/os-limites-da-intuicao-parte-i-deep-blue-a-maquina.html). Espero que goste!

    Um abraço, Rodolfo.

    ResponderExcluir
  3. Rodolfo,

    O seu artigo é muito bom! Vou colocar como fonte adicional de consulta no meu artigo do blog e nos artigos que desenvolvi na Wikipédia.

    Um forte abraço, Roberto Cruz.

    ResponderExcluir