quinta-feira, 18 de junho de 2009

A Biblioteca Christiano Lyra


Por Roberto Cruz.

Assim como os antigos filósofos contaram com a preciosa ajuda da Biblioteca de Alexandria para impulsionar suas atividades culturais e científicas na aurora da civilização, os enxadristas brasilianos também necessitam de boas bibliotecas de enxadrismo para ampliar os seus saberes na Arte de Caíssa.

Na condição de uma das melhores bibliotecas temáticas do país, temos a Biblioteca de Xadrez Christiano Lyra, fundada no ano de 1990 pelo ex-governador e entusiasta do enxadrismo Miguel Arraes, com um acervo de mais de 3.000 obras raras e contemporâneas disponíveis ao público. Pertencendo à Secretaria de Esportes de Pernambuco, a biblioteca atualmente é administrada pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, o Mestre FIDE Marco Asfora.

A biblioteca está localizada em Recife, no Centro de Educação Física Santos Dumont desde 1996. Antes disso, funcionava na Casa da Cultura.

Em 10 de junho, ocorreu o esperado lançamento do site da biblioteca no auditório da representação do Banco Central em Recife, em solenidade promovida pela ASBAC/PE - Associação dos Funcionários do Banco Central do Brasil, com a presença do seu diretor Joaquim Pinheiro, do MF Marco Asfora, de Dona Madalena Arraes, viúva de Miguel Arraes, do bicampeão nacional e Mestre Internacional Alexandru Segal, de diretores, diretoras e representantes das escolas públicas que participam do Projeto Xadrez na Escola e de servidores do Bacen. O lançamento do site coincide com o projeto de digitalização das obras raras da biblioteca, que permitirá aos enxadristas de qualquer parte do mundo o acesso ao seu acervo.

A cerimônia, que foi aberta com discurso de Joaquim Pinheiro, teve uma interessante palestra com o Professor Valésio Pinto sobre como foi desenvolvido o site e como será o projeto de digitalização de livros. Valésio é o conhecido autor de Xadrez para Todos, o primeiro manual de xadrez com lições em prosa e versos de cordel. O evento foi finalizado por Marco Asfora, um dos maiores divulgadores do enxadrismo em terras norte-nordestinas.

Durante a palestra foi apresentado o original e a versão digital do livro sobre problemas de xadrez Imagination in Chess, de Locock, uma raridade impressa na Inglaterra e a primeira peça do acervo da biblioteca a ser digitalizada.


Leitura recomendada:

  • Xadrez para Todos, de Valésio Pinto.
  • Imagination in Chess, de Charles Locock.


Para saber mais:
  • Site da Biblioteca Christiano Lyra.
  • Site do Projeto Gutenberg, um abrangente acervo de livros digitais criado por voluntários, incluindo livros raros de xadrez.
  • Site da moderna Biblioteca de Alexandria.
  • Página do projeto da Biblioteca Nacional de Xadrez, com acervo de 300 livros.


Problema da Semana

Este é o primeiro problema do livro digital Imagination in Chess.
As brancas jogam e ganham. Mate em 2 lances.


Selecionar o espaço vazio abaixo para visualizar a resposta.
Solução do problema: [1.De4+ (Se 2...Rxe4, então 2.Te6#; Se 2...Txe4, então 2.Cd3#)]

Nenhum comentário:

Postar um comentário