sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Arte de Aprender de Josh Waitzkin


Por Roberto Cruz.

Lances Inocentes é sem dúvida um dos melhores filmes já feitos sobre enxadrismo de todos os tempos. Lançado em 1993 com a direção de Steven Zaillian, conta a história do garoto Josh Waitzkin, interpretado por Max Pomeranc, um gênio do xadrez com apenas seis anos de idade que, incentivado pelo pai e com as lições do professor de enxadrismo Bruce Pandolfini, numa interpretação soberba de Ben Kingsley, desenvolve o seu talento fora do comum que o leva a disputar o campeonato nacional de jovens norte-americanos com um final surpreendente.

A história do filme foi baseada no livro escrito pelo pai do Josh, Fred Waitzkin, Searching for Bobby Fischer, que dá o título original ao filme.

Na vida real, Josh conseguiu derrotar um mestre de xadrez com apenas dez anos de idade e chegou a empatar com o campeão mundial Garry Kasparov, aos onze, em uma simultânea. Ele continuou praticando, estudando e se aprimorando na Arte de Caíssa até tornar-se, com dezesseis anos, um respeitado Mestre Internacional, título concedido pela FIDE, o órgão máximo que preside o enxadrismo mundial.

Josh atualmente participa também do programa de xadrez Chessmaster, onde podemos ver suas lições na Academy of Chess daquele famoso "chessware" (neologismo que criei para indicar os softwares dedicados ao enxadrismo).

Adicionalmente, ele veio a tornar-se um mestre e campeão de Tai Chi Chuan, a arte marcial chinesa que nos lembra a Ioga, uma série de exercícios físicos executados lentamente com o controle do qi, uma energia vital aos seres humanos, na concepção da medicina chinesa.

Em 2008, escreveu The Art of Learning, onde explica como utilizou as técnicas de aprendizado, que aprimorou durante anos para se tornar mestre de xadrez, para se tornar igualmente um mestre de Tai Chi.

Recentemente Josh também vem praticando o Brazilian Jiu-Jitsu, sob a supervisão do mestre Marcelo Garcia, com o objetivo de tornar-se campeão mundial em 2010 ou 2011.

Lances Inocentes é um filme envolvente que pode ser visto tanto por enxadristas, quanto por leigos que tem apenas uma leve noção do tema. É a história real de um garoto que não está preocupado em ganhar um campeonato, mas em não perder o amor do pai.

P.S.: na Final da Semana (vide abaixo), coloquei a posição decisiva da partida de Josh contra o seu grande adversário no tabuleiro, Jonathan Poe, personagem inspirado em outro menino prodígio do enxadrismo, o canadense Jeff Sarwer.

O detalhe curioso é que a posição nunca existiu! Foi criada especialmente para o filme por Josh e Bruce Pandolfini. Na partida real, Josh ofereceu o empate, Jeff recusou e Josh conduziu a partida até um empate. Eles se tornaram então co-campeões de 1993. Josh veio a vencer novamente o U.S. Junior Chess em 1994.


Leitura recomendada:
  • WAITZKIN, Fred. Searching for Bobby Fischer: the father of a prodigy observes the world of chess.
  • WAITZKIN, Josh. The art of learning: an inner journey to optimal performance.
Para saber mais:
  • Site oficial de Josh Waitzkin.
  • Trechos do filme Lances Inocentes (YouTube).
  • Entrevista com Josh Waitzkin sobre The Art of Learning (YouTube).
  • Cronologia e curiosidades sobre Josh Waitzkin, Jeff Sarwer e Lances Inocentes (Geocities).
  • Para ver a bela partida entre Josh e Jeff no ChessGames, clique aqui.

Final da Semana

Em Lances Inocentes, o nosso pequeno herói, conduzindo as negras, enfrenta o seu maior forte adversário, o garoto Jonathan Poe. Josh oferece o empate, mas o arrogante Poe não aceita. Quais seriam os próximos lances que levam Josh à vitória?

As negras jogam e ganham em 12 lances.



Selecionar o espaço vazio abaixo para visualizar a resposta.
Lances de Josh:
[ 1...gxf6
2.Bxf6 Tc6+
3.Rf5 Txf6+!
4.Cxf6 Bxf6
5.Rxf6 Cd7+
6.Rf5 Cxe5
7.Rxe5?? a5
8.h5 a4
9.h6 a3
10.h7 a2
11.h8=D a1=D+
12.Rf5 Dxh8
E as brancas abandonam.
]

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado, Christini!
      Que bom que vc gostou do meu post sobre o Josh,
      Te recomendo o filme, é excelente!!

      Excluir