Por Roberto Cruz.
O célebre físico Albert Einstein teve o seu interesse despertado pela arte de Caíssa ainda na infância e tornou-se um hábil estrategista do tabuleiro durante a adolescência. Em 1927 veio a conhecer o grande mestre Emanuel Lasker e tornaram-se bons amigos. Lasker, que também era judeu alemão, manteve-se como um invencível campeão do mundo por um longuíssimo período de vinte e sete anos, de 1894 a 1921, o mais extenso da história do enxadrismo. Lasker, um erudito, filósofo e matemático, era visto por Einstein como um novo “homem renascentista”. A tese de doutorado em matemática de Lasker, On Series at Convergence Boundaries, é considerada como uma das principais contribuições para a fundação da álgebra moderna. Com o advento do Nazismo, ambos tiveram que fugir com suas famílias da Alemanha.
Em 1933, já estabelecido nos Estados Unidos, Einstein disputou, ironicamente, uma partida contra o pai da bomba atômica, Robert Oppenheimer, em Princenton. Einstein iniciou a partida de brancas com a abertura espanhola Ruy López e Oppenheimer respondeu com o sistema Morphy. Einstein, que era definitivamente contra o uso das novas descobertas da física teórica para a construção de armas nucleares, derrotou Oppenheimer após 24 lances, mostrando quem era o mais inteligente dos dois.
Para saber mais:
Em 1933, já estabelecido nos Estados Unidos, Einstein disputou, ironicamente, uma partida contra o pai da bomba atômica, Robert Oppenheimer, em Princenton. Einstein iniciou a partida de brancas com a abertura espanhola Ruy López e Oppenheimer respondeu com o sistema Morphy. Einstein, que era definitivamente contra o uso das novas descobertas da física teórica para a construção de armas nucleares, derrotou Oppenheimer após 24 lances, mostrando quem era o mais inteligente dos dois.
Para saber mais:
- Clique aqui para acessar o pequeno verbete que criei para a Wikipédia sobre a partida entre Einstein e Oppenheimer.
Problema da semana
Composto por André Philidor, músico francês e mestre de xadrez do século XVIII.
As brancas jogam e ganham. Mate forçado em 4 lances.
Selecionar o espaço vazio abaixo para visualizar a resposta.
Solução: [ 1.Cf7+ Rg8 2. Ch6+ Rh8 (Se 2...Rf8, logo 3. Df7#) 3.Dg8+ Txg8 4. Cf7# ]
Solução: [ 1.Cf7+ Rg8 2. Ch6+ Rh8 (Se 2...Rf8, logo 3. Df7#) 3.Dg8+ Txg8 4. Cf7# ]
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