segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Peças em marfim de Mamute

Por Roberto Cruz.

Talvez um dos mais sensacionais conjuntos de peças de xadrez da atualidade seja aquele fabricado com legítimo marfim de presas de mamutes.

Os mamutes eram magníficos animais que já estão extintos há mais de 12.000 anos. Parentes dos elefantes, eram peludos para suportarem o clima em ambientes glaciais e, como proteção, possuíam duas enormes presas de marfim. Alguns mamutes podiam pesar até vinte toneladas e medir cinco metros da altura.

O marfim é extraído das planícies geladas da Sibéria, na Rússia, por caçadores de presas de mamutes que revendem o marfim para mestres artesãos de todo o mundo. Os esqueletos dos mamutes ficaram preservados no permafrost siberiano, um tipo de solo congelado que pode ser encontrado em várias partes do mundo. A extração é uma atividade bastante lucrativa, pois uma única presa, depois de trabalhada, pode chegar a valer milhões de dólares.

O conjunto de peças, confeccionadas com presas de mamutes que podem ter até 40.000 anos, é comercializado pela House of Stauton, tradicional loja britânica de equipamentos de xadrez.

O conjunto existe em dois luxuosos modelos de 34 peças (quatro damas): o primeiro com as peças negras fabricadas em ébano genuíno; e o segundo, mais caro e completo, com peças negras também esculpidas em marfim de mamute, porém tingidas de preto.

Veja aqui os dois conjuntos de peças da House of Stauton:

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário