terça-feira, 7 de abril de 2009

O Astronauta que Desafiou a Terra


Por Roberto Cruz.

O astronauta norte-americano de origem canadense Gregory Chamitoff é um enxadrista que vem desafiando os centros de controle espacial ao redor do mundo para as primeiras partidas espaciais da história da humanidade. Os centros estão localizados nos Estados Unidos, Europa, Rússia e Japão. O habilidoso Chamitoff faz seus lances e os enxadristas dos centros respondem com lances escolhidos por votação.

Chamitoff é graduado em engenharia elétrica e aeronáutica na Califórnia e possui PhD em astronáutica e aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Atualmente atua como engenheiro de vôo na Estação Espacial Internacional, um verdadeiro laboratório espacial ainda em contrução localizado em uma órbita da Terra. A estação se desloca em uma velocidade média de 27.700 km/h, completando 15,77 órbitas no planeta por dia.

Em setembro do ano passado, a NASA juntamente com a Federação de Enxadrismo Norte-americana organizaram o primeiro match Terra versus Espaço. A partida que tem Chamitoff conduzindo as brancas e os enxadristas de todo o mundo de negras já está em seu 20º lance e pode ser acompanhada no site da federação estadunidense.

Para saber mais:


Problema da semana
Final da partida entre Dikarev e Peltz, mostrada na coletânea de crônicas Mitos em Xeque, do dramaturgo e romancista espanhol Fernando Arrabal.
As brancas jogam e empatam.


Selecionar o espaço vazio abaixo para visualizar a resposta.

Solução: [ 1.De5+ Rh7 (ou Rg8) 2.Dg7+ Dxg7 empate.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário